quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

TRÂNSITO LIVRE: ANA CÉLIA TERÁ QUE TER PULSO PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA DA MOBILIDADE URBANA EM SURUBIM-PE



Na manhã do dia 14 de fevereiro de 2017 foi registrado um breve protesto dos motoristas condutores de Toyotas que transitam pelo centro da cidade de Surubim-PE, em decorrência da interdição de uma das vias do centro da cidade. A movimentação foi logo contida pelo Secretário de Defesa Social, Coronel José Lopes, que interveio junto aos revoltosos para solucionar as questões relativas ao protesto.

Após receberem do próprio secretário as justificativas para a interdição da rua Maria Rejane, no centro da cidade, a qual se deu devido a necessidade da realização de obras pela Compesa (as obras estavam sendo realizadas na Av. Dr. Jerônimo Miranda de Melo, ao lado do Banco do Nordeste, que é normalmente utilizada como corredor de transporte pelos toyoteiros), a situação foi contornada e após o término das obras as vias foram liberadas normalmente para os transportes.

O fato nos chama a atenção para um problema antigo em Surubim: a mobilidade urbana. A cidade nos últimos anos se tornou intransitável, inclusive na gestão passada tentou se fazer alguma coisa, mas, o que se observou foi que, quanto mais mexiam no trânsito, maior se tornava o problema, fazendo com que nenhum resultado prático pudesse ser percebido pela população. Para não dizer que não houve avanços, a sinalização com semáforos e demarcação das ruas foi o que de melhor pode ser destacado na pasta.

Sinalizou-se tanto as ruas, preocupou-se tanto em deixar resguardados os lugares para táxis e mototáxis, que o cidadão, pagador de IPVA ficou sem opção para estacionar seu veículo no centro da cidade sendo obrigado a utilizar o espaço criado como Zona Azul, para que pudesse estacionar seu veículo no centro. E fim, foi ao nosso ver o desacerto, porque prejudicou uma grande parcela da população em detrimento de poucos. Mas a Zona Azul está aí, os espaços de táxis e mototáxis estão aí e só nos resta respeitar e deixar nossos carros em casa por não temos onde deixar eles na cidade.

Assim, este é um dos embaraços que o novo Secretário de Defesa Social deverá enfrentar, ou seja, reorganizar o que foi equivocada organizado.  Há muito a ser feito pelo trânsito de Surubim-PE, porém para solucionar os problemas é preciso andar pela cidade, frequentar o centro, a pé, de carro, de moto, de bicicleta, em fim, é preciso conhecer Surubim como a palma da mão para não tomar decisões precipitadas, algo que o Coronel José Lopes decerto deverá sentir dificuldade, porque chegou na cidade há dois meses, portanto, há muito sola de sapato para ser gasta.

Todavia, em se tratando de trânsito, isto é apenas o olho do furacão que está por vir, uma vez que será preciso muita capacidade de diálogo e coragem para solucionar o problema circulação de toyotas na cidade. Sabe-se que não será fácil, assim como não foi para Caruaru, Recife, São Lourença da Mata, entre outros municípios que enfrentaram a categoria dos toyoteiros e tiveram sérias dor de cabeça.

A Secretaria já esclarece por meio da Assessoria de comunicação do município que algumas medidas serão tomadas com o objetivo de disciplinar e ordenar a circulação, embarque e desembarque de passageiros e mercadorias por parte dos toyoteiros. Para tanto, será realizada uma reunião com lideranças dos mesmos, que receberão, em tempo hábil, informações a esse respeito.

Muito há de se falar sobre a circulação desses veículos no centro da cidade, pois além de mau educados, não respeitam as normas de trânsito, nem seus próprios passageiros, e muitas vezes desdenham dos órgãos responsáveis pela fiscalização, a exemplo da Polícia Militar e da Guarda Municipal, guardadas as devidas exceções. Em uma rápida passagem pelo centro dificilmente você não encontrará um motorista de Toyota desrespeitando alguma norma de trânsito.

Que se enfrente logo o problema, pois este é daqueles que quanto mais demora mais ele cresce, e a cidade precisa de um espaço urbano ordenado e disciplinado, afim que os cidadãos possam desfrutar com mais qualidade dos espaços públicos de nosso município. É hora de conciliar o 19º motivo para votar em Ana Célia, com ações emergenciais que solucionem a nossa mobilidade urbana, pois durante a campanha eleitoral se dizia que: 19 - Atenção à mobilidade: Ana Célia e Guilherme reconhecem a importância dos toyoteiros para o deslocamento da nossa população e para a movimentação da nossa economia, e propõem medidas para melhorar e valorizar essa classe.

A gestão está começando e os desafios são grandes, porém solucionar com diálogo e energia o problema da proliferação dos toyotas em Surubim-PE é uma medida que se impõe e requer muita determinação e coragem para desagradar a muitos, que se deslocam inclusive de outros municípios para cá, sem ter qualquer compromisso com a organização e respeito pelo trânsito, por isso, é preciso cadastrar todos esses veículos e  fiscalizar seu condutores, para que assumam o compromisso de cuidar e respeitar o trânsito sob pena de perderem o direito de transportarem pessoas dentro da cidade. Desta forma, considerando as peculiaridades da atividade destes motoristas, a simples aplicação da legislação de trânsito já soluciona boa parte do problema.

*Com Informações da Ascom Surubim

Nenhum comentário:

Postar um comentário