segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE LEVA CENTENAS DE PAIS A BUSCAR VAGAS NO COLÉGIO MARISTA DE SURUBIM



Foto divulgação

Há mais de 10 anos o tradicional Colégio Marista de Surubim deixou de ser uma instituição de ensino particular para assumir a missão social de levar educação de qualidade de forma gratuita aos estudantes surubinenses.

O modelo filantrópico implementado no Colégio Marista de Surubim, requer que os pais dos alunos, para que consigam uma vaga na instituição, comprovem que realmente possuem baixa renda, ou seja, algo em torno de um (01) salário mínimo mensal, dentre outras exigências avaliadas pelo serviço de assistência social do Colégio.

Neste sentido, cada vez mais o Marista Pio XII consegue inserir a população carente e oferecer uma educação de qualidade àqueles que não têm condições de arcar com as despesas da educação no sistema de ensino particular. A missão do Colégio Marista de Surubim-PE é nobre, e nos faz refletir sobre a importância de levar educação de qualidade a todas as camadas sociais.

Infelizmente o poder público não consegue preencher esta lacuna e por isso, a disputa por uma vaga no filantrópico Colégio Marista tende a se tornar cada dia mais acirrada, sobretudo, em decorrência do atual cenário econômico que enfrenta a sociedade, fazendo com que constantemente os cidadãos percam o seu poder econômico em decorrência do elevado índice de desemprego que vem afetando a nossa população.

Ratificando o que fora exposto acima, na manhã desta segunda-feira dia 06/02/2017 centenas de pais se fizeram presentes na quadra do Colégio Marista Pio XII, para se submeterem ao processo de avaliação social que o colégio faz anualmente afim de preencher as vagas disponíveis para os alunos. estão sendo oferecidas no Ensino Fundamental I, sete (07) vagas para o 2º Ano, 13 vagas para o 4º Ano e nove (09) vagas para o 5º Ano. Por sua vez, no Ensino Fundamental II estão sendo oferecidas sete (07) vagas para o 7º Ano, 14 vagas para o 8º Ano e treze (13) vagas para o 9º Ano. O Ensino Médio dispõe de vagas para o 1º Ano (18) e para o 2º Ano (16).

A seleção se dá em virtude de algumas vagas não terem sido preenchidas quando da seleção realizada ano passado. A análise criteriosa dos requisitos, faz com que a expectativa de muitos pais seja frustrada, sobretudo porque, a permanência na instituição está condicionada a manutenção do padrão social do aluno, podendo, em caso de melhoria do poder econômico perder a vaga no ano seguinte.

A sistemática é importante e contribui de maneira significativa para a melhoria da educação no município, porém, a instabilidade que o sistema requer pode ser prejudicial para o desempenho do aluno, pois está sujeito a uma quebra no seu andamento escolar, caso tenha que ingressar no sistema público de educação.

Educação é a base de toda sociedade e deve ser encarada como prioridade por nossos gestores, seja a nível local, estadual ou federal. É preciso investir cada vez mais na educação, tanto oferecendo escolas públicas de qualidade como incentivando o aperfeiçoamento dos nossos professores, que em sua maioria são mal remunerados e suportam carga horária excessiva, comprometendo o desempenho destes nobres profissionais dentro da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário