terça-feira, 25 de outubro de 2016

POR QUE ESTUDANTES DESOCUPADOS ESTÃO OCUPANDO ESCOLAS? TALVEZ NEM MESMO ELES SAIBAM O MOTIVO!

Nos últimos dias tem chamado a atenção o movimento “grevista” de estudantes que estão acampados em algumas escolas de Curitiba-PR em protesto contra a PEC 241. É perceptível a forma como esses adolescentes estão sendo influenciados a se mobilizarem de uma forma que não encontra respaldo nenhum em nossa legislação, utilizando um espaço público de forma arbitrária.

Há de se questionar porquê utilizar os estudantes dessa forma? Por que inserir os mesmos neste debate de uma forma tão desleal? Digo desleal porque outro dia assisti a um vídeo de uma mãe que estava preocupada com o seu filho e a direção da escola com apoio do conselho tutelar estava negando o acesso dessa mãe ao filho que se encontrava acampado no ambiente interno da escola.

Como assim, fazer um movimento em que os próprios pais não podem ter acesso aos filhos? Afinal o que vem sendo ensinado nas salas de aulas dessas escolas? É engraçado notar que alguns professores reclamam da ausência de respeito de alguns alunos pela pessoa do professor, sentem-se desvalorizados, afrontados (isto de fato vem acontecendo). Mas, agora, o que dizer desse exemplo que vem sendo dado em Curitiba?

Quando vejo este tipo de atitude, chego a pensar qual o tipo de informação eles estão assimilando dentro da sala de aula, que tipo de doutrina eles estão recebendo além do conteúdo didático? No meu tempo ensinavam-nos a “amar a pátria” e hoje, que tipo de relação eles estão aprendendo a ter com as instituições de seu país?

Reprovável este tipo de protesto, em que inclusive já tem o saldo de um aluno de 16 anos assassinado dentro de uma escola. Tenho defendido que nossa população precisa ter mais consciência política e a escola é uma ambiente importante para este processo de conscientização da população, porém este tipo de educação política que incentiva adolescentes a se trancafiarem dentro de uma escola, desprovidos de segurança e ainda por cima sem saber o que significa a sigla PEC, não é o que de melhor podemos oferecer a nossos adolescentes.

Os ocupantes que estão envolvidos nesse movimento, quase nada sabem a respeito do tema, não conseguem expressar uma opinião clara sobre o movimento que estão fazendo, isto fica evidente em vário vídeos que assisti na internet.


Portanto, que os acontecimentos de Curitiba nos sirvam de lição para muitos pais, pois nós somos responsáveis por nossos filhos até o dia em que eles tiverem capacidade de cuidarem de si próprios, e não é sindicalista nem qualquer professor alienado que vai tolher sua liberdade de trazer ele de volta pra casa diante de uma situação dessas.

Foto: Jornal digital Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário