domingo, 9 de outubro de 2016

ADEPTOS DA VAQUEJADA INICIAM MOBILIZAÇÃO EM PROL DO "ESPORTE"

As redes sociais começam a acender o debate em torno da regulamentação da vaqueja como modalidade esportiva e cultural. A questão ganhou maior enforque após a Supremo Tribunal Federal declarar a inconstitucionalidade da lei que regulamentava a prática da vaquejada no estado do Ceará, conforme já noticiado neste blog. 
Defendemos que é preciso abrir espaço para o debate, temos consciência de que faz-se necessário encontrar uma saída viável para tutelar o direito dos animais bem como para manter a tradição popular que é Patrimônio Histórico e Cultural Coletivo do nosso povo. 
O Blog Nossa Terra Nossa Gente, apresenta hoje a reprodução de um vídeo disponível no canal Youtube, onde é possível observar que o esporte, mesmo ainda não regularizado, vem evoluindo em prol do bem estar dos animais. É preciso entender que os vaqueiros que correm vaquejada amam o esporte não apenas pela diversão, mas pela afinidade e dedicação que têm tanto aos cavalos como aos bois, esses animais fazem parte do seu cotidiano, e por isso tem buscado alternativas para que possam continuar com o esporte preservando o bem estar dos animais.
Os vaqueiros têm plena convicção da necessidade de proteger os animais, pois é deles que tiram muitas vezes o seus sustento, este esporte tem um impacto relevante na economia de algumas cidades, como por exemplo a nossa Surubim-PE, que tem na vaquejada do Parque J Galdino, uma das maiores expressões culturais do município, reconhecida nacionalmente e que aquece o nosso comércio todos os anos no mês de setembro. 
Não é por acaso que o evento sempre foi realizado em meio à comemoração de nossa emancipação política, pois a vaquejada esta enraizada na história da nossa gente, na cultura da nossa terra. Por isso tem-se defendido um debate coerente em que os dois lados possam esgotar todos os aspectos favoráveis e contrários à sua prática e que se possa encontrar um meio termo para a questão.
Estaremos acompanhando de perto todo o desenrolar deste debate que gradativamente ganha contornos nacional, pois nosso município está diretamente envolvido neste debate.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário