sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

SEGURANÇA, DIVERSÃO E SUCESSO DE PÚBLICO SÃO OS PONTOS CHAVE DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO REALIZADA PELA PREFEITURA DE SURUBIM.

Foto rede social Leonel Fabrício
Realizou-se neste dia 19 de janeiro de 2017 o primeiro evento promovido pela gestão de Ana Célia e Guilherme Nóbrega  à frente da Prefeitura Municipal de Surubim. A  Secretaria responsável pela organização do evento artístico optou por trazê-lo de volta para a Avenida São Sebastião, uma vez que em anos anteriores era realizado neste local, mas sempre acompanhado de muitas críticas pelos fatores de segurança e pouca comodidade para a diversão dos presentes, chegando por isso a ser realizado no tradicional Pátio da Usina.

O sistema de segurança montado, com a contratação de seguranças particulares e o bloqueio das vias de acesso à avenida com a realização de troca de vasilhames de vidro e revista dos que chegavam ao local, foi um dos pontos a ser elogiado, pois desde cedo as revistas estavam sendo feitas. No entanto, observou-se a pouca presença de policiais militares na segurança do evento, chegando a causar a impressão de que não havia polícia no local, algo normal devido a quantidade de pessoas presentes e o efetivo disponibilizado pelo 22º BPM, que era insuficiente demais.

A principal consequência disto é que a população se sente insegura, e o próprio evento acaba sendo prejudicado devido a falta de segurança. Não é novidade que a presença da polícia é essencial nesses eventos, mas, infelizmente, por questões que fogem à esfera municipal, a força policial cada dia mais se torna insuficiente para atender este tipo de demanda: existe uma escassez de efetivo, sobretudo em Surubim.

Há que se registrar também que populares reclamaram de muitos furtos, algo que também já é comum nos eventos de grande porte, pois o público descuida de seus pertences enquanto os criminosos se aproveitam para subtrair celulares e carteiras porta-cédulas, além do que, assaltos e furtos em Surubim virou moda: Isto é algo que as autoridades devem abrir os olhos.

As atrações merecem elogio por atender ao que está em foco no momento, não fosse assim, não se teria atraído tanta gente, algo em torno de cinco mil pessoas segundo estimativa da Polícia Militar. As atrações agradaram, porém o compromisso de cuidar das pessoas deve lançar os olhares para os fatores de segurança, sobretudo poque já se depara logo à frente com uma das maiores festas de nosso calendário turístico: O desfile das virgens.

É de se reconhecer que foi um desafio para a pasta da cultura realizar um evento em menos de 20 dias, por isso, qualquer análise deve ser acompanhada de coerência e na expectativa de que os primeiros passos estão sendo dado com muito compromisso e vontade de acertar, conscientes de que muito ainda poderá ser feito para a população de Surubim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário