sábado, 7 de janeiro de 2017

FEIRA LIVRE: O COMPROMISSO DE CUIDAR DAS PESSOAS LEVARÁ NOVA GESTÃO A ENFRENTAR ALGUNS GARGALOS EM SEU GOVERNO


Arquivo do site Minha Rua tem Memória mostra antigo local
da Feira Livre de Surubim, no detalhe o Mercado Público.
Ainda é cedo para fazer cobranças à nova gestão municipal em Surubim, no entanto, é preciso lançar um alerta para velhos problemas que o município ainda não conseguiu solucionar. A feira livre de Surubim, certamente será um dos problemas mais delicados que a nova gestão enfrentará. O problema é antigo mas requer soluções inovadoras, algo que as gestões passadas não conseguiram realizar.

Desde que foi transferida do centro da cidade (atual Av. Monsenhor Ferreira Lima)  onde se concentrava na década de 1980 e meados da década de 1990, para as avenidas Paulo Afonso e Rua João Batista, a feira livre de Surubim cresceu bastante, sobretudo devido a impulsão econômica que o município alcançou ao longo dessas décadas.

Assim como antes, a feira livre de Surubim requer em caráter de urgência uma nova intervenção do poder público local. diversos são os problemas a serem sanados, no entanto, até agora ninguém quis interferir no modo como as feiras se organizam hoje, pois sabem que de uma forma ou de outra deverá desagradar aos feirantes.

É preciso estar atento ao adágio popular que diz: não se faz omeletes sem quebrar alguns ovos. Assim, a nova gestão deverá mostrar capacidade de diálogo, caso queira apresentar um projeto que venha solucionar os problemas que enfrenta a feiral livre de Surubim.

No detalhe ao fundo a feira pública de Surubim no meio da
semana, a foto que é do site Surubim News foi utilizada em 
crônica que já despertava para a necessidade de buscar meios 
de organizar a feira livre.
Faz-se necessário que tenhamos um ambiente em que o feirante consiga transitar livremente ao realizar suas compras e que possa fazer deste momento, um momento de entretenimento, ou seja, é preciso que o feirante encontre motivos para estar na feira, querendo conferir novidades, olhar artesanatos e inclusive trazer familiares e amigos distantes para aqui consumirem.

Todavia o que se encontra hoje é um ambiente desorganizado, carente de estrutura física, bancos velhos que desalinhados atrapalham o trânsito dos feirantes e dificulta inclusive a comercialização dos produtos. Significa dizer que o cidadão surubinense encontra na sua feira-livre mais um motivo de dissabor na sua rotina, pois transitar no centro da cidade nas quartas-feira e aos sábados, assim com também nas sextas-feira, é uma verdadeira maratona para o cidadão surubinense.

Feira livre de Surubim - Foto blog iSurubim
A situação é de desordem total, carros de som transitam pelo centro causando excessiva poluição sonora sem que ninguém até hoje tenha lançado um olhar para este fato, uma vez que, isto desagrada, e afeta o bem estar dos que transitam no centro, que somando-se a isso ainda precisam suportar problemas de mobilidade urbana nesses dias provocados pelo excesso de Toyotas transitando e ausência de espaço de estacionamento para os que vem pra feira em seus veículos próprios. Em fim, a feira de Surubim é para a sua população e para os que aqui chegam, um verdadeiro desafio a ser enfrentado.

Diante deste panorama, a nova gestão municipal, que tem como lema de administração o "compromisso de cuidar das pessoas", deve inevitavelmente interferir na organização da feira livre de Surubim, com ações que promovam o bem estar daqueles que a frequentam.  















Nenhum comentário:

Postar um comentário