sexta-feira, 25 de novembro de 2016

UNICEF PREMIA POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A JUVENTUDE SURUBINENSE

Foto: Divulgação


Dentre os diversos desafios de nossa sociedade encontra-se a tarefa de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Para isto, faz-se necessário muito empenho na elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento (físico, mental e emocional) das crianças e adolescentes.

Foto: Blog do Florisvaldo
Neste processo de tutela de direitos da cidadania, o papel do município é de extrema relevância, pois é neste espaço que as crianças e adolescentes desenvolvem a sua identidade social. Assim, o UNICEF buscando estimular  os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la criou o prêmio Selo UNICEF - Município Aprovado.
Segundo definição apresentada pelo próprio UNICEF, “O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes”.

Ao conceder este prêmio ao município de surubim, o UNICEF reconhece não apenas os esforços da gestão municipal, mas sobretudo o empenho de uma pessoa extremamente comprometida com a causa jovem e que foi uma das cabeças do desenvolvimento das etapas e ações estratégicas visando a conquista deste certificado internacional: a secretária da juventude, Fátima Sousa.
Para ela, esta conquista “é o resultado de muita dedicação, amor e compromisso de fazer valer as políticas voltadas para a infância, ou seja, é o reconhecimento da efetivação das políticas pública no município”.

Foto: Blog do Florisvaldo
A secretária acrescenta ainda que “como articuladora do selo, me sinto realizada com as ações desenvolvidas, entre elas: a Caderneta do Adolescente, a implantação do Comitê sobre drogas, a participação do 1º Fórum Interação com os Grêmios Escolares, participação da Semana do Bebê, Grupos de Adolescentes nos Bairros e Escolas através da Secretaria da Juventude e Casa das Juventudes, Cursos profissionalizantes, curso pré-vestibular, curso de pintura, curso de informática, cinemas aos finais de semana, aulas de Karatê, de Bordado, encontros culturais, bem como parcerias realizadas a exemplo da INTERACT CLUB JOVEM para a participação de projetos Sociais como: Criança Feliz, Premiação de líderes juvenis (RYALA), conscientização do Outubro rosa e Cabide Solidário”.


Conforme se observa na fala da secretária Fátima, este prêmio é o resultado de muito trabalho e dedicação à sua pasta, portanto, um prêmio bem merecido, para coroar uma das poucas secretarias do governo Túlio Vieira em que se pode afirmar que houve verdadeira gestão por competência. Uma prova de que quando o profissional é comprometido com a gestão pública os resultados são alcançados com satisfação e neste caso com reconhecimento internacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário