sexta-feira, 13 de abril de 2018

74 mm (MILÍMETROS) EM 24 HORAS: MADRUGADA DE CHUVAS FAZ SURUBIM REVIVER MOMENTOS DE ALEGRIA E PREOCUPAÇÃO.



Foto: Bairro Bela Vista (segundo o IPA, choveu 74 mm nas ultimas 24 horas)
Ficou longe no tempo os momentos em que nossa cidade se preocupava com efeitos de fortes chuvas. Há muito tempo atrás a população do bairro Bela Vista e Diogo, ao primeiro sinal de chuva no céu se preocupavam por que sabiam da possibilidade de ficarem ilhados tendo em vista o pequeno rio corta a entrada dessas localidades.

O longo período de estiagem, foi gradativamente fazendo com que a população esquecesse desses detalhes, chegando-se inclusive a levantar construções praticamente dentro desse pequeno rio. Porém, como a natureza procura sempre o seu curso natural, é evidente que ao primeiro evento chuvoso que se desencadear esses locais voltarão a correr água.

Foi exatamente o que aconteceu no início desta manhã de sexta-feita 13 de abril de 2018, quando após uma madrugada chuvosa, interrompendo um longo período sem o registro de chuvas, nesta proporção - 74mm (milímetros) nas últimas 24 horas -, alguns bairros da cidade amanheceram debaixo de água, fazendo com que as pessoas divulgassem diversas fotos e vídeos pelas redes sociais.

Não demorou muito para que essas publicações tomassem conotação política, porém, o que não se pode deixar de observar é que, a cidade está crescendo para dentro de áreas onde sempre escoaram água, fazendo com que o curso das águas sofram modificações. Alguns loteamentos chegaram a ser abertos nas margens de rios que historicamente alagam em tempos de chuvas, e hoje foi o dia de comprovar a necessidade de maiores rigores na autorização para abertura desses loteamentos.

É preciso mais de que tudo, fazer cumprir a legislação ambiental, do contrário, ao invés de crescermos, seremos uma cidade que caminha construindo problemas para o futuro. Não há crescimento sem planejamento, sobretudo quando se trata de planejamento urbano. Nossa cidade nunca teve um sistema de drenagem eficiente, e problemas de décadas atrás tendem a se agravar, especialmente quando observamos que pouco vem sendo feito em termos de planejamento urbano: basta observar o nosso trânsito.

Há de se comemorar a manhã chuvosa porque nossa região está passando por um período muito difícil, onde a escassez deste recurso natural, tem afetado inclusive a economia local, e levado diversas famílias a passar por dificuldades. O abastecimento no município é ineficiente, muita política foi feita e vem sendo feita em cima desta problemática, mas poucas ações efetivas são apresentadas, e o povo vai seguindo refém de ineficiências dos órgãos responsáveis pelo abastecimento. 

Que as chuvas desta manhã, mais do que bênçãos e prosperidade para o nosso povo, tenham trazido a grande lição de caminhar para o futuro com os olhos no que já vivenciamos no passado. Que possamos ser uma cidade verdadeiramente em crescimento e que nossa população desperte para uma consciência social, pois não basta jogar a culpa nas autoridade: o povo também tem que assumir o seu compromisso. Quem arrisca uma construção à beira de lagos e rios antigos, deve estar consciente dos riscos que corre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário