sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

SURUBIM VIVENCIA TARDE DE PROTESTO

Inconformados com os aumentos abusivos aprovados pela Câmara dos Vereadores para os cargos do executivo, do legislativo e também dos secretários, a sociedade civil organizada foi às rua protestar contra o ato do legislativo.

A inciativa que se estruturou a partir das redes sociais, envolveu diversos grupos de pessoas interessadas no bem comum da população. Estiveram no ato a “Direita Surubim”, militantes do PSOL, componentes do IPJ Surubim, e representantes da ONG Transparência Surubim, além de cidadãos surubinenses envolvidos com a causa.

O ato demonstra que, os cidadãos surubinenses estão deixando uma posição de comodismo e partindo para a iniciativa, na busca pela defesa do bem comum. Apesar de não ser inconstitucional, o aumento aprovado pela câmara dos vereadores não deixa de ser abusivo na medida em que eleva, em quase 1 milhão de reais, o gasto anual com os subsídios dessas funções.

Nos parece que os vereadores atuais esqueceram qual é a sua verdadeira função, independente da aprovação ou não pelo chefe do executivo, o certo é que cabe aos vereadores defender os direitos da população, o que não se vislumbra na lei aprovada pela câmara.

Assim, considerando a reeleição de alguns vereadores nas eleições passadas, o que preocupa é que esses representantes do povo, não demonstraram qualquer capacidade representativa, mas sim, exerceram com maestria a busca pelo bem próprio.

Infelizmente o discurso que vem sendo pregado nas redes sociais, denota incapacidade reflexiva de alguns cidadãos que insistem em manter o palanque armado e não conseguem vislumbrar a insanidade que esse aumento representa. É uma afronta à moralidade administrativa, um total desrespeito à ética e uma atitude clara de quem busca favorecimento próprio.

Em nada a candidata eleita tem culpa pois não tem, nem tinha ao tempo da aprovação, domínio do fato. O que se deve observar no caso em discussão é que a população precisa fiscalizar melhor os seus representantes, mas enquanto poucos se preocupam em observar isso, eles (os vereadores) seguem cometendo todo tipo de ato, desvinculado e alheio aos interesses da sociedade.

Um comentário:

  1. Bastante coerente essa reportagem, o bom senso e a coerência remetem a uma realidade presenciada em Surubim e q tb é uma tendência nacional.

    ResponderExcluir