quinta-feira, 14 de setembro de 2017

TAXISTAS DE SURUBIM PERDEM VALORIZAÇÃO: PROFISSIONAIS SÃO PREJUDICADOS POR NÃO TEREM ESPAÇO PARA TRABALHAR DURANTE VAQUEJADA DE SURUBIM



A Vaquejada de Surubim é grandiosa tanto pela sua tradição como pela capacidade de movimentar a economia local favorecendo a geração de centenas de empregos indiretos e aquecendo o comércio local. Considerando esses aspectos é que a sua organização deve lançar os olhos para fatores como segurança e mobilidade, buscando oferecer à população e aos visitantes recursos suficientes para explorar o evento da melhor forma possível.

É do conhecimento de toda população surubinense que o acesso ao parque de vaquejada sempre foi um desafio para a gestão pública, que anos atrás encontrou a saída para o problema bloqueado uma parte da pista para acesso de veículos, permitindo o tráfego apenas de veículos que faziam o serviço de taxi cadastrados, os quais deveriam conduzir os passageiros até uma área próxima e fixando ali nas proximidades também um ponto específico para esses veículos, ao final dos shows pudessem conduzir os populares até suas residências.

Ocorre que neste ano, o compromisso de cuidar das pessoas fez com que a administração optasse por estabelecer um novo sistema, que vem desagradando a categoria dos taxistas e poderá pegar de surpresa a população que necessita utilizar este serviço

A reclamação dos taxistas é que os mesmos não irão dispor de um ponto de taxi nas proximidades do parque de vaquejada, como ocorrera nos anos anteriores, e aqueles que forem conduzir passageiros até o evento deverão deixar os mesmos ou em frente ao cemitério, na avenida São Sebastião, ou nas proximidades do Reserve Hotel, onde será o ponto de bloqueio de acesso de veículos na PE-90.

A medida adotada revela um verdadeiro retrocesso, primeiro porque prejudica uma categoria de profissionais importantíssima para a nossa cidade, esses homens que conduzem a nossa população diariamente e assim como tantos outros profissionais já vem sofrendo com os efeitos econômicos desta crise financeira. O fato é que, para os taxistas, um evento como a vaquejada funciona como uma espécie de 13º salário da categoria, e a medida adotada, pelo poder público, vai prejudicar significativamente esses profissionais.

Apesar de alguns taxistas terem procurado a Secretaria de Defesa Social do município, o ógão mostrou-se irredutível na medida e sem possibilidades de diálogo com a categoria, o que demonstra falta de respeito para com o cidadão que movimenta a economia do município, busca sobreviver de forma valorosa do seu trabalho e paga tributos para explorar a atividade. 

Por outro lado, deixou-se de olhar para a situação da população que vai sair do evento pela madrugada e estará sujeita a assaltos, uma vez que a distância entre o parque e o ponto onde eventualmente venham conseguir encontrar o serviço de taxi disponível, poderá expor  a população à ação de criminosos que se valem da deficiência de segurança pública para praticar assaltos e outros crimes.

Outrossim, na medida em que os órgãos de segurança estimulam o não consumo de bebidas por quem vai dirigir, chegando a punir com multas cujos valores são elevadíssimos, deveria oferecer também, as condições mínimas de deslocamento para que o turista e mesmo o motorista local, se sinta motivado utilizar outros meios de locomoção uma que vez que é inevitável para muitos aproveitar a festividade com tudo que ela pode lhe proporcionar.

Neste sentido, só resta lamentar e expressar o nosso apoio à insatisfação de muitos taxistas que serão prejudicados e da população que poderá sentir dificuldade para ter acesso ao local do evento e retornar para suas casas de forma segura. É preciso abrir uma linha de diálogo sempre e buscar ouvir as necessidades da população, pois a vaquejada por tudo que ela representa para o nosso município não pode ter seu brilho prejudicado pela incapacidade de diálogo de pessoas que não tem compromisso com a população local.

5 comentários:

  1. Muitos taxistas vão desistir de trabalhar deixando a população sem locomoção. Eu mesmo sou um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo Osvaldo o efeito tbem deverá ser sentido pela população. Infelizmente há um retrocesso.

      Excluir
  2. Não vai haver retrocesso nenhum!

    Quem vai de táxi vai de táxi, deixando ou pegando passageiros, perto ou longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião mas acredito que a ausência de um ponto específico para pegar táxi ao final do evento diminui em muito os contratempos de quem quer chegar em casa.

      Excluir
    2. Só para destacar: a decisão foi revista. Coerência dos responsáveis que resolveram pensar no povo.Parabéns pela decisão.

      Excluir