quinta-feira, 1 de junho de 2017

TRADIÇÃO ESQUECIDA: ENCERRAMENTO DO MÊS DE MAIO NA COMUNIDADE DE LAGOA DA VACA NÃO TEVE EVENTO FESTIVO E POPULAÇÃO FICA INSATISFEITA.



Uma tradição de mais de trinta (30) anos passou despercebida pela diretoria de turismo e cultura do município de Surubim-PE. A tradicional festa da comunidade de Lagoa da Vaca, realizada todos os anos com muita festividade tanto do ponto de vista religioso como das cultural, não teve, neste ano, o brilho dos anos anteriores.

Há muito tempo o dia 31 é marcado por muita festividade na localidade, pois o encerramento do mês mariano sempre foi um evento festivo para a população local que aguarda todos os anos com muito carinho este acontecimento. Todavia a população neste ano teve suas expectativas frustradas.

Nada de palco, colocaram apenas uma estrutura com som, nada de atrações, ou seja, nem mesmo uma ciranda foi organizada pela gestão atual. Seria desconhecimento da importância do evento? Seria falta de recursos financeiros? Ou seria ausência de compromisso com a tradição de uma comunidade tão importante para Surubim como o povoado de Lagoa da Vaca. A mínima estrutura montada para a noite, além de denotar pouco importância dada ao momento, afastou a participação da população.

É lamentável que uma gestão que tem como lema o compromisso de cuidar das pessoas tenha cometido o deslize de não ter dado a devida importância a uma festividade que é realizada a mais de 30 anos, interrompendo uma tradição cultural e frustrando o sentimento de muitos moradores da localidade.

Talvez a pasta responsável pelo evento ainda não tenha tomado conhecimento das festividades de maior importância do município, por isso a importância de compor o secretariado com cidadãos surubinenses, pois, estes conhecem as nossas raízes, têm noção da grandiosidade de nossa cultura e farão sempre o possível para preservá-la.

Tenho dito aqui que algo de errado vem acontecendo, com a equipe montada pela gestão municipal, os secretários estão a todo instante dando caneladas e quem acaba pagando a conta disso tudo é a prefeita. Em fim o compromisso de cuidar das pessoas não tem se mostrado tão eficiente assim, pois quando se acreditava que o secretariado da gestão anterior não era capacitado, nesta gestão tem se observado que nem mesmo o dever de casa estão sabendo fazer.

Nossa cultura merece um melhor tratamento, não bastasse a tentativa pífia de retirar o São João do centro da cidade, veementemente rechaçada pela maioria da população, agora conseguiram a proeza de quebrar uma tradição de mais de trinta (30) anos. Ao que nos parece falta pessoas competentes para cuidar da nossa cultura nesta gestão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário