sexta-feira, 22 de setembro de 2017

TOYOTEIROS FAZEM REIVINDICAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE CONTRA DECISÃO DA SDS DE IMPEDIR EMBARQUE DE PASSAGEIROS NO CENTRO



Na manhã desta sexta-feira 22 de setembro de 2017, profissionais que trabalham fazendo transporte coletivo de passageiros, popularmente conhecidos como “Toyoteiros”, realizaram uma mobilização com caráter de reinvindicação no centro da cidade de Surubim-PE.

A insatisfação desses profissionais se deu em decorrência de uma decisão da Secretaria de Defesa Social de Surubim, que determinou que não seria mais permitido o embarque de passageiros no perímetro da praça do centro da cidade, sendo permitido apenas o desembarque.

Insatisfeitos com o possível impacto da medida para o orçamento da categoria, eles bloquearam a via central da cidade e mesmo com a chegada da polícia e do Secretário de Defesa Social, insistiam em só desobstruir a via após o secretário recuar da decisão. A mobilização desses profissionais contou ainda com o auxílio do Vereador “Dr. Vavá”, que também esteve no local reivindicando uma solução favorável para os toyoteiros.

A população se aglomerou no local tendo em vista que durante a movimentação houve uma pequena discussão entre o Secretário e o Vereador, despertando ainda mais a atenção dos populares que transitavam no centro. As redes sociais ficaram movimentadas com fotografias e vídeos da mobilização. No início da tarde a categoria chegou a um acordo e encerraram a mobilização.

Sobre o fato, já tivemos a oportunidade de destacar anteriormente que a solução para o problema da mobilidade urbana no município passa, inevitavelmente, pela regularização da atividade dos toyoteiros que trafegam pela cidade rotineiramente. São cidadãos, pais de família, profissionais em busca de ganhar o sustento, mas que requer da administração pública a coragem para iniciar um diálogo aberto com eles.

É preciso estabelecer um plano de ação para resolver de uma vez esse problema, no entanto, a dificuldade de estabelecer um diálogo com esta categoria está sobretudo na necessidade de desagradar àqueles que desordenadamente vêm atuando no município de forma irregular, desordeira, e que muitas vezes não querem respeitar as normas de trânsito. São na verdade uma parcela de pessoas que com atitudes como esta, acabam acarretando prejuízos para a grande maioria desses profissionais.

A questão requer diálogo e sobretudo capacidade de convencer a categoria que os ajustes são necessários, mas nunca serão realizados se a gestão não tiver sobretudo a capacidade de dialogar e conquistar a confiança desses profissionais. É preciso registrar que em períodos eleitorais muitas promessas são feitas a diversas categorias, promessas que em determinado momento as cobranças virão à tona. 

Com isto, o ocupante da pasta mais uma vez demonstra a dificuldade que vem enfrentado para solucionar as principais demandas desta secretaria e segue acumulando eventos negativos, só a gestora que ainda não entendeu que a sua aposta não vem dando certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário